top of page

Vamos saber um pouco mais de Constelação Familiar Sistêmica?


A Constelação Familiar Sistêmica é uma abordagem terapêutica projetada para ajudar a revelar a dinâmica oculta em uma família, relacionamento ou organização, a fim de abordar quaisquer estressores e curá-los. Através dela o terapeuta pode obter insights e informações sobre a história familiar, as dinâmicas envolvidas e possíveis padrões disfuncionais emaranhados no cliente. O alemão Bert Hellinger desenvolveu esta intervenção com base em componentes da Terapia Gestalt, Psicanálise, Escultura Familiar de Virgínia Satir, Hipnoterapia, Terapia Familiar Sistêmica e Crenças Zulu. Assim, o trabalho de Constelação Familiar Sistêmica se mostra como um processo terapêutico eficaz que ajuda a quebrar padrões destrutivos de infelicidade, doenças, fracasso e dependência. A Constelação serve para que o cliente descubra o pano de fundo do fracasso, doença, desorientação, vícios, agressividade, saudade da morte e muito mais. Desta forma, as Constelações Familiares também criam um espaço poderoso para processar eventos traumáticos do passado do cliente. Ao utilizar a Constelação Familiar, o terapeuta faz com que pessoas relacionadas ao cliente assumam papéis de vários membros da família para representar dinâmicas relacionadas às preocupações do cliente. Essa técnica é considerada uma forma de terapia expressiva e o objetivo é ajudar o cliente a lidar com uma preocupação ou desenvolver uma melhor percepção de um conflito. As Constelações Familiares não são indicadas para diagnósticos específicos, mas podem ser benéficas para aqueles que lutam para superar traumas da infância, vivenciam sentimentos complicados após a morte de um parente ou vários outros efeitos da dinâmica familiar problemática. O trabalho das Constelações Familiares é considerado mais eficaz para abordar questões de natureza SISTÊMICA. Pode ser utilizada como potencial método de terapia para pessoas que:

  • Estão procurando abordar padrões de relacionamentos negativos ou prejudiciais;

  • Quer estar em um relacionamento romântico;

  • Estão tentando resolver problemas familiares;

  • Quer superar a turbulência interna;

  • Ter sofrido trauma ou perda significativa e/ou

  • Estão em busca de sucesso pessoal e profissional. Os clientes que utilizam a Constelação Familiar podem experimentar CATARSE (significa a cura do cliente dos males psíquicos e comportamentais


que são alcançados através da expressão das experiências que causaram o trauma e foram recalcadas) após esta intervenção porque lhes permitiu trabalhar com conflitos, traumas e experiências difíceis do passado em um ambiente seguro, desenvolvendo também uma visão melhorada de seus comportamentos o que trará ao cliente uma comunicação mais saudável e relacionamentos mais gratificantes. Estes clientes que consideram esta intervenção devem garantir que se sintam à vontade com seu terapeuta. A abordagem da Constelação Familiar está se tornando uma das formas de terapia em mais rápida expansão no mundo e é praticada mundo à fora, pois viver a vida ao máximo, aproveitando cada dia feliz e saudável é algo que todos nós desejamos. Comprometidos entre empregos, compromissos, família, expectativas e, muitas vezes, nos sentindo estressados e perdidos na vida, somos parte de muitos sistemas diferentes e, na grande maioria das vezes, consciente ou inconscientemente emaranhados. A Constelação Familiar estão vindo para ajudar a perceber esses emaranhados e ajudar a ver a verdade para permitir que nós possamos resolver a causa em sua raiz e abrir os caminhos para a cura a nível mais profundo.



2 visualizações0 comentário
bottom of page