top of page

Psicanálise Psicodinâmica

Atualizado: 25 de nov. de 2022


A Psicanálise Psicodinâmica é derivada da Terapia Psicanalítica e ambas são baseadas na Obra de Sigmund Freud. A Psicanálise Psicodinâmica é uma forma profunda de psicoterapia baseada nas teorias e princípios da Psicanálise.


A Psicanálise Psicodinâmica é eficaz para uma gama de sintomas de saúde mental incluindo depressão, ansiedade, pânico, doenças físicas (problemas com dor), transtornos de estresse pós-traumático, transtornos obsessivo-compulsivos, transtornos de ansiedade social, transtornos alimentares, dificuldades de relacionamentos, assim como, problemas psicológicos graves, especialmente naqueles que o indivíduo perdeu o sentido de sua vida e tem dificuldades em formar ou manter relacionamentos pessoais.


Pesquisas mostram que a Psicanálise Psicodinâmica pode ser tão eficiente quanto as Terapias Cognitivo-Comportamentais.


Com relação aos benefícios que a Psicanálise Psicodinâmica traz, podemos dizer que estes são duradouros e aumentam após o término do tratamento.


O Auto Conhecimento, o aumento da Auto Estima, a melhora e aumento da Capacidade de enfrentamento para lidar com situações delicadas, a melhora na Inteligência Emocional e nas Habilidades Sociais e de Comunicação são alguns dos benefícios que a Psicanálise Psicodinâmica é capaz de trazer ao cliente através do grande enfoque que é dado na dinâmica entre cliente/terapeuta.

O relacionamento cliente/terapeuta se solidifica através do entendimento empático do Terapeuta sobre o sofrimento emocional do cliente. Tendo a Auto-reflexão e o Auto-exame por parte do cliente desenvolvidos com a ajuda e direcionamento do Terapeuta, o alívio dos sintomas possibilita a melhora da qualidade de vida do cliente.


O melhor candidato para Psicanálise Psicodinâmica são indivíduos que têm a capacidade de serem Auto-reflexivos e que buscam obter insights sobre si mesmos e seu comportamento.

A Psicanálise Psicodinâmica é uma terapia breve e se limita, geralmente, a 25 sessões, visto que, com a ajuda do terapeuta, o cliente é encorajado a falar livremente sobre o que lhe vier à mente, incluindo dificuldades atuais, medos, desejos, sonhos e fantasias, pois o objetivo é experimentar uma remissão dos sintomas e saber usar melhor os próprios talentos e habilidades e uma capacidade aprimorada de desenvolver e manter relacionamentos mais satisfatórios.


As teorias e técnicas que distinguem a Psicanálise Psicodinâmica de outros tipos de terapia incluem um foco no Reconhecimento, Compreensão, Expressão e Superação de sentimentos negativos e contraditórios e emoções reprimidas para melhorar as experiências e relacionamentos interpessoais do cliente. Isso inclui ajudar o cliente a entender como as emoções do passado afetam a tomada de decisões, o comportamento e os relacionamentos atuais.


A Psicanálise Psicodinâmica também visa ajudar aqueles que conhecem e compreendem as origens de suas dificuldades sociais, mas não são capazes de superá-los por conta própria. Os clientes aprendem a analisar e resolver suas dificuldades atuais e a mudar seu comportamento nos relacionamentos atuais por meio da exploração e análise profundas de experiências e emoções anteriores.


A função do Terapeuta Psicodinâmico é revisar os pensamentos, sentimentos, emoções, experiências do início da vida do cliente e as crenças que ele possui.


A Psicanálise Psicodinâmica assim, se apresenta como uma ferramenta muito interessante para aqueles que desejam repostas mais rápidas de questões mais urgentes e pontuais em suas vidas.


11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page