top of page

A Psicologia dos Fãs da Copa do Mundo

Atualizado: 3 de dez. de 2022

A Copa do Mundo já começou e o Futebol, que é o esporte mais popular do Brasil, se torna tão mais popular que consumimos Futebol 24 horas por dia durante um mês inteiro.

Muitas pessoas que não "respiram" Futebol no seu dia-a-dia se tornam fanáticas na Copa do Mundo. E você sabe o por quê que isso acontece?

Frequentemente a mudança de atitude tem a ver com uma mudança em nossa IDENTIDADE SOCIAL que são aspectos da nossa personalidade que se relaciona, de certa forma, com o nosso entorno social, por exemplo, nossa nacionalidade, nossa região e, até mesmo, o clube onde somos sócios. As pessoas têm a tendência de serem mais gentis com quem compartilha da mesma IDENTIDADE SOCIAL e têm a tendência de serem mais rudes com quem não compartilha da mesma IDENTIDADE SOCIAL, sem mesmo conhecer a outra pessoa.

As IDENTIDADES SOCIAIS são diversas e reagimos diferentemente dependendo de qual é ativada. Durante a Copa do Mundo, a IDENTIDADE SOCIAL de um membro de uma nação se torna muito visível e pessoas que normalmente não acompanham Futebol se tornam extremamente motivadas a assistir os jogos de sua Seleção.

Aliado a isso, existem outros comportamentos interessantes analisados nessas ocasiões. Vamos analisar abaixo:



* Por que as pessoas torcem mais e gritam em uma partida de um jeito que não fariam normalmente?

A presença de outras pessoas ao redor permite à pessoa se misturar com a multidão e se tornar anônima e isto significa que a pessoa está mais propensa a agir de acordo com as normas do grupo do que com suas próprias normas. E, no Futebol, em geral, as normas são torcer, vibrar, gritar e até de xingar, em alguns casos.


* Por que criticamos nosso time, mas nos ofendemos quando outras pessoas o criticam?

De acordo com estudos, quando respondemos à críticas, não importa somente o que é dito, mas quem disse. Isso é devido a uma coisa chamada "efeito de sensibilidade inter grupo". Geralmente as pessoas são mais tolerantes à críticas de dentro do grupo, pois o que vem de dentro é para ajudar e o que vem de fora é para denegrir, independentemente do nível de conhecimento da pessoa que critica de fora do grupo.

Mas também há a intolerância à críticas dentro do grupo. Podemos perceber que as pessoas são mais abertas à críticas nas fases iniciais do campeonato, mas a medida que o time vai passando de fases, as pessoas vão ficando cada vez mais intolerantes às críticas dentro do próprio grupo.


* Por que torcemos para o pior time quando joga contra um bom time?

Corriqueiramente, durante a Copa do Mundo, um time avança ou ganha de um time superior durante a competição e se torna o foco de imprensa e torcida, esperando que ganhe do outro time "superior". Isto é chamado de efeito "azarão", uma explicação para este sentimento é de que, se vencemos em situações difíceis, nos inspira a acreditar que tudo é possível e que podemos vencer situações ainda mais difíceis. É o sentimento de "se o azarão ganhou é porque colocou ainda mais esforço para se superar" e isso leva as pessoas a abraçarem os que se esforçaram.


Gostou desta matéria? Fique ligado(a) aqui no Blog que logo terão novas matérias interessantes para nós!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo